JA slide show
 
Home
Monumentos
Monumentos do Concelho de Alijó.

Pelourinho de Alijó Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:25
   Assente em plataforma de 3 degraus, tem base em moldura redonda, fuste cilíndrico liso e capitel de remate esférico. É do séc. XVI e foi restaurado no séc. XIX.
 
Pelourinho de Alijó
 
Biblioteca Municipal de Alijó Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:23

Pode constatar-se que foi a primeira cantina-escola do país fundada pelo comendador José Rufino, antigo presidente e grande benemérito de Alijó.


Biblioteca Municípal de Alijó

 

 
Castro de Favaios Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:17
   O Castro de Favaios Encontra-se situado num dos pontos mais elevados da povoação de Favaios. A primeira linha de muralha circunda um espaço de configuração semicircular enquanto que a segunda linha fecha também um perímetro de grandes dimensões, onde se observam grandes quantidades de derrubes . Deste sistema defensivo, de que ainda se preservam troços do aparelho original das muralhas, fazia parte um fosso, actualmente não detectável, e escassos restos de um campo de pedras fincadas. Este castro aparenta ser dos maiores, senão o maior castro do Concelho de Alijó. Cronologicamente deverá ter tido uma ocupação entre o período Castrejo (Idade do Ferro) até ao período Medieval, sendo actualmente visíveis fragmentos cerâmicos de um período intermédio - o período romano.
 

Castro de Favaios
 
Gravuras da Botelhinha Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:11
   Situado num pequeno anfiteatro natural, debruçado sobre o vale da ribeira do souto, num esporão da serra da Botelhinha. Este arqueossítio é constituído por cinco afloramentos graníticos de grandes dimensões, bastante próximos.
   Duma fase mais antiga serão os motivos característicos da arte esquemática, como antropomorfos de vários tipos e motivos raiados presumivelmente símbolos solares.
 
Gravuras da Botelhinha
 
Pinturas ruspestres de Pala Pinta Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:05
   Pinturas rupestres de Pala Pinta, ficam numa gruta da aldeia do Franzinhal, na freguesia de Carlão, sobre a ribeira de Rebousa, constitui um dos exemplos mais notáveis de abrigos com pinturas esquemáticas da região transmontana.


Pinturas de Pala Pinta
 


Página 3 de 6