JA slide show
 
Home
Monumentos
Monumentos do Concelho de Alijó.

Castro do Pópulo Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:03
   As ruínas de são marcos também conhecido por ”Castro do Pópulo”  ou “Castro da Touca Rota”, na freguesia do Pópulo, erguem-se no topo de uma elevação sobranceira aos ribeiros de Sabrosa e do vale do Cunho, datam da idade do ferro com posterior ocupação especialmente durante a romanização. 


Castro do Pópulo
 
Capela N.ª Sr.ª da Boa Morte Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:01
   Capela N.ª Sr.ª da Boa Morte ou do Pópulo, remonta ao século XVII, apresenta interessante galilé, corpo da igreja de planta retangular e anexas a sacristia e a casa da tulha. No interior da capela totalmente pintada e decorada a talha dourada e policroma, realça o tecto, do século XVIII, com motivos rococó e anjos com filacteras relativas às litanias da Virgem, rodeando a representação de Nossa Senhora.


Capela de N.ª Sr.ª da Boa Morte, Pópulo
 
Igreja Matriz de Alijó Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 13:59
   A Igreja Matriz de Alijó em homenagem a Santa Maria Maior é datada de finais do século XVIII. Possui no seu interior uma escultura de Santa Maria Maior em pedra de Ançã e alguns cálices do século XVI.

Igreja de St.ª Maria Maior


 


 
Sepultura Rupestre de Sobredos Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 10:52
   A Sepultura Rupestre de Sobredos, também denominada de Campa dos Mouros fica situada à saída de Vilar de Maçada, no sentido de Vila Verde. O antropomorfismo desta sepultura é perfeito, revelando-se na qualidade com que a cabeceira, de arco ligeiramente ultrapassado, foi escavada. O restante corpo desenha-se em função de uma tipologia tipicamente ovalóide. Para a sua construção foi escolhida uma proeminente rocha de granito que integra o afloramento rochoso do sítio. Cronologicamente enquadra-se no período Medieval/ Cristão.


Sepultura Rupestre de Sobredos
 
Santuário de Santa Bárbara Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 10:46
   Na localidade de Vilar de Maçada existe o Santuário de Santa Bárbara, com uma enorme capela e duas mais pequenas, numa das quais, construída em 1940 se encontra o Senhor Jesus da Capelinha, padroeiro desta vila.


Capela do Sr. Jesus da Capelonha, no Santuário de St.ª Bárbara

 


Página 4 de 6