JA slide show
 
Home
Monumentos
Monumentos do Concelho de Alijó.

Ponte Romana de S. Mamede de Ribatua Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 10:40
   É constituída por dois arcos de volta perfeita, sendo um central de maior dimensão e outro lateral de tamanho mais reduzido. Esta estrutura foi edificada em pedra granítica aparelhada de boa qualidade. O tabuleiro desta ponte esboça levemente a forma de cavalete. À semelhança de outras pontes localizadas no concelho de Alijó, esta também se articula com uma via romana que permite a ligação à aldeia do Amieiro. De referenciar que esta estrutura permite a travessia da ribeira de S. Mamede.
 

Ponte Romana de S. Mamede Ribatua
 
Santuário de Nossa Sr.ª da Piedade Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 10:29
   O Santuário de Nossa Sr.ª da Piedade é o maior bem patrimonial desta freguesia de Sanfins do Douro. Com cinco capelas, erguidas na segunda metade do século XIX, serviu no passado de assento a um castro lusitano, do qual ainda se notam alguns vestígios, entre os quais duas estelas funerárias com inscrições.

Santuário de Nossa Srª da Piedade
 
Ponte e Calçada Romana de Rio de Moinhos Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 10:17
   A Ponte e Calçada Romana de Rio de Moinhos, encontram-se situadas a sudoeste da vila de Sanfins do Douro, distando cerca de 750m do centro da vila.

   Pequena ponte de um só arco de volta abatida, de tabuleiro plano, enviesado, sem guardas. Insere-se provavelmente da via romana registada no “Itinenerarium de Antonino”.


Ponte Romana de Rio de Moinhos
 
Pelourinho de S. Mamede de Ribatua Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 08:58
   Pelourinho granítico do século XVI, assente em cinco degraus octogonais, fuste cilíndrico e capitel semelhante aos de “ gaiola”, com quatro prumos formando um quadrado e encimado por pirâmide. Situado em frente à “ Casa da Câmara”, atesta o facto de esta freguesia já ter sido concelho em tempos remotos.
 
 
Pelourinho de S. Mamede Ribatua
 
Santuário de Perafita Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 08:56
   Santuário de finais do século XVII, composto por igreja principal, barroca, capela do Senhor dos Milagres, Calvário e edifícios anexos (casa dos milagres, fontanário, Nascente de Água Santa).


Santuário de Perafita

 
Mais artigos...


Página 5 de 6