JA slide show
 
Home O que visitar Monumentos
Monumentos
Gravuras da Botelhinha Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:11
   Situado num pequeno anfiteatro natural, debruçado sobre o vale da ribeira do souto, num esporão da serra da Botelhinha. Este arqueossítio é constituído por cinco afloramentos graníticos de grandes dimensões, bastante próximos.
   Duma fase mais antiga serão os motivos característicos da arte esquemática, como antropomorfos de vários tipos e motivos raiados presumivelmente símbolos solares.
 
Gravuras da Botelhinha
 
Homem do Douro Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 14:00
   Principal rotunda da sede de Concelho, realça uma das principais riquezas da região. Aqui faz-se homenagem ao trabalho e esforço corajoso do homem na faina da vinha com o seu cesto de vindima.


Homem do Douro
 
Igreja Matriz de Alijó Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 13:59
   A Igreja Matriz de Alijó em homenagem a Santa Maria Maior é datada de finais do século XVIII. Possui no seu interior uma escultura de Santa Maria Maior em pedra de Ançã e alguns cálices do século XVI.

Igreja de St.ª Maria Maior


 


 
Paços do Concelho Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 14:08
   Casa brasonada composta por dois corpos, um setecentista e outro oitocentista. Estes dois corpos formam um edifício homogéneo, com fachadas uniformizadas e harmoniosas. Apesar da sua simplicidade, contrastante com a sumptuosidade de algumas construções da época, é um reconhecido exemplar da arquitectura civil da época barroca.


Paços do Concelho

 
Painel de Azulejos do Pinhão Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:28
   Conjunto de painéis de azulejos, que se encontram a ladear as paredes da Estação de Caminhos-de-Ferro do Pinhão. Azulejos do século XIX, de natureza simbolista e alusivos à faina vinhateira da região duriense: cestos de carregar as uvas, barcos rabelos descendo o Douro, todo um trabalho que não se esgota o ano inteiro, dividido entre a cava, a redra, a poda e a vindima.

Paineis de azulejosna Estação de Caminhos-de-Ferro do Pinhão
 


Página 3 de 6