JA slide show
 
Home O que visitar Monumentos
Monumentos
Pelourinho de Alijó Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:25
   Assente em plataforma de 3 degraus, tem base em moldura redonda, fuste cilíndrico liso e capitel de remate esférico. É do séc. XVI e foi restaurado no séc. XIX.
 
Pelourinho de Alijó
 
Pelourinho de S. Mamede de Ribatua Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 08:58
   Pelourinho granítico do século XVI, assente em cinco degraus octogonais, fuste cilíndrico e capitel semelhante aos de “ gaiola”, com quatro prumos formando um quadrado e encimado por pirâmide. Situado em frente à “ Casa da Câmara”, atesta o facto de esta freguesia já ter sido concelho em tempos remotos.
 
 
Pelourinho de S. Mamede Ribatua
 
Pinturas ruspestres de Pala Pinta Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:05
   Pinturas rupestres de Pala Pinta, ficam numa gruta da aldeia do Franzinhal, na freguesia de Carlão, sobre a ribeira de Rebousa, constitui um dos exemplos mais notáveis de abrigos com pinturas esquemáticas da região transmontana.


Pinturas de Pala Pinta
 
Plátano Centenário Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 13:57
   Grande plátano, situado no centro da vila de Alijó, mandado plantar em 1856, pelo Visconde da Ribeira. Constitui actualmente um dos mais importantes ex-libris de Alijó, classificado como Monumento Nacional de Interesse Público.  


Plátano Centenário

 
Ponte e Calçada Romana de Rio de Moinhos Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 10:17
   A Ponte e Calçada Romana de Rio de Moinhos, encontram-se situadas a sudoeste da vila de Sanfins do Douro, distando cerca de 750m do centro da vila.

   Pequena ponte de um só arco de volta abatida, de tabuleiro plano, enviesado, sem guardas. Insere-se provavelmente da via romana registada no “Itinenerarium de Antonino”.


Ponte Romana de Rio de Moinhos
 


Página 4 de 6