JA slide show
 
Home O que visitar Monumentos
Monumentos
Ponte Romana de S. Mamede de Ribatua Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 10:40
   É constituída por dois arcos de volta perfeita, sendo um central de maior dimensão e outro lateral de tamanho mais reduzido. Esta estrutura foi edificada em pedra granítica aparelhada de boa qualidade. O tabuleiro desta ponte esboça levemente a forma de cavalete. À semelhança de outras pontes localizadas no concelho de Alijó, esta também se articula com uma via romana que permite a ligação à aldeia do Amieiro. De referenciar que esta estrutura permite a travessia da ribeira de S. Mamede.
 

Ponte Romana de S. Mamede Ribatua
 
Quinta de S. Jorge Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 14:07
   Pertença da família dos Sepúlvedas, onde tem o seu solar, procedente directamente do bravo e brioso general Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda, por seu filho António Correia de Castro e Sepúlveda, 1 º Visconde de Ervedosa, casado com D. Maria Josefa Taveira Figueiredo Teixeira de Barros, herdeira do Morgado da referida quinta.


Entrada da Quinta de S. Jorge
 
Santuário de Nossa Sr.ª da Piedade Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 10:29
   O Santuário de Nossa Sr.ª da Piedade é o maior bem patrimonial desta freguesia de Sanfins do Douro. Com cinco capelas, erguidas na segunda metade do século XIX, serviu no passado de assento a um castro lusitano, do qual ainda se notam alguns vestígios, entre os quais duas estelas funerárias com inscrições.

Santuário de Nossa Srª da Piedade
 
Santuário de Perafita Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 08:56
   Santuário de finais do século XVII, composto por igreja principal, barroca, capela do Senhor dos Milagres, Calvário e edifícios anexos (casa dos milagres, fontanário, Nascente de Água Santa).


Santuário de Perafita

 
Santuário de Santa Bárbara Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 10:46
   Na localidade de Vilar de Maçada existe o Santuário de Santa Bárbara, com uma enorme capela e duas mais pequenas, numa das quais, construída em 1940 se encontra o Senhor Jesus da Capelinha, padroeiro desta vila.


Capela do Sr. Jesus da Capelonha, no Santuário de St.ª Bárbara

 


Página 5 de 6