JA slide show
 
Home O que visitar Monumentos
Monumentos
Capela do Sr. Jesus do Outeiro Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 13:43
   
 
  
 
 
 
 Esta Capela está situada em Favaios. Trata-se de um composto templo edificado no século XIX, com um escadario. Distingue-se pela sua arquitetura bela e singela.

Capela do Sr. Jesusdo Outeiro
 
Capela N.ª Sr.ª da Boa Morte Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:01
   Capela N.ª Sr.ª da Boa Morte ou do Pópulo, remonta ao século XVII, apresenta interessante galilé, corpo da igreja de planta retangular e anexas a sacristia e a casa da tulha. No interior da capela totalmente pintada e decorada a talha dourada e policroma, realça o tecto, do século XVIII, com motivos rococó e anjos com filacteras relativas às litanias da Virgem, rodeando a representação de Nossa Senhora.


Capela de N.ª Sr.ª da Boa Morte, Pópulo
 
Casa dos Mansilhas Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 13:58
   Classificado como Imóvel de Interesse Turístico, imóvel recuperado no século XVIII. Aqui funciona, hoje, os serviços da Casa de Cultura de Alijó.
 
Castro de Favaios Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:17
   O Castro de Favaios Encontra-se situado num dos pontos mais elevados da povoação de Favaios. A primeira linha de muralha circunda um espaço de configuração semicircular enquanto que a segunda linha fecha também um perímetro de grandes dimensões, onde se observam grandes quantidades de derrubes . Deste sistema defensivo, de que ainda se preservam troços do aparelho original das muralhas, fazia parte um fosso, actualmente não detectável, e escassos restos de um campo de pedras fincadas. Este castro aparenta ser dos maiores, senão o maior castro do Concelho de Alijó. Cronologicamente deverá ter tido uma ocupação entre o período Castrejo (Idade do Ferro) até ao período Medieval, sendo actualmente visíveis fragmentos cerâmicos de um período intermédio - o período romano.
 

Castro de Favaios
 
Castro do Pópulo Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Maio 2010 14:03
   As ruínas de são marcos também conhecido por ”Castro do Pópulo”  ou “Castro da Touca Rota”, na freguesia do Pópulo, erguem-se no topo de uma elevação sobranceira aos ribeiros de Sabrosa e do vale do Cunho, datam da idade do ferro com posterior ocupação especialmente durante a romanização. 


Castro do Pópulo
 


Página 2 de 6